sábado, 26 de fevereiro de 2011

Todos os dias são precisos dadores ...

Porquê dar o seu sangue ?
   O sangue tem funções muito importantes e complexas, entre as quais o transporte de oxigénio e substâncias nutrientes a todos os tecidos e células do organismo. É continuamente produzido, de modo a assegurar a renovação constante dos seus componentes.
   É a medula óssea que se encarrega da produção dos elementos celulares do sangue (glóbulos vermelhos ou eritrócitos, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas), não sendo possível obtê-los artificialmente.
   Há todos os dias pessoas que por falha daqueles mecanismos, por hemorragias graves ou por outras causas, necessitam de receber sangue doado por outros indivíduos.

Quem pode dar sangue ?
    As pessoas em boas condições de saúde e com hábitos de vida saudáveis, com idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, podem fazer a sua dádiva. Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses, sem que isso lhes traga qualquer prejuízo ou problema.
    A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve tomar-se uma refeição ligeira, sem gorduras nem álcool, constituída por exemplo, por uma sanduíche acompanhada de um sumo. Se a dádiva for feita durante a tarde, após o almoço, dever-se-á aguardar 3 horas, até que a digestão fique concluída.

Onde pode dar sangue ?
    Pode efectuar-se a dádiva no Instituto Português do Sangue Centros Regionais de Sangue de Lisboa, Porto e Coimbra e também nos locais onde se efectuam brigadas.
    Também pode dar sangue nos Serviços de Imunohemoterapia dos Hospitais.


Sem comentários:

Enviar um comentário