Inscrição
No local de colheita o dador é atendido por um elemento dos serviços administrativos que preenche uma ficha onde deve constar a identificação e alguns dados pessoais, devidamente actualizados.
Exame Médico
Em seguida é sempre observado por um médico. O exame médico destina-se a avaliar o estado de saúde para que haja a certeza de que o dador não será lesado pelo facto de dar sangue, nem será prejudicado o doente que receber sangue.
Para maior segurança, o sangue colhido é sempre analisado no laboratório, de acordo com as normas legais em vigor. Se houver alguma alteração nos exames efectuados, os resultados são comunicados ao dador que é orientado clinicamente.
Colheita
A colheita de sangue é então efectuada, por pessoal técnico qualificado. Todo o material utilizado obedece
escrupulosamente a duas condições: é estéril e irrecuperável. Deste modo é conferida a máxima protecção a todo este processo que culmina na dádiva de sangue.
Refeição
Finalmente é servida uma pequena refeição, que permite mais alguns minutos de convívio com o pessoal que o atendeu. Todos poderão assim certificar-se que a dádiva de sangue constitui uma experiência agradável.
Sem comentários:
Enviar um comentário