O sangue é um líquido orgânico formado por várias células, todas elas com origem na Medula Óssea, e com funções tão específicas que, dificilmente o homem conseguirá produzir artificialmente um líquido de tamanha riqueza.
Os glóbulos vermelhos são as células mais abundantes no sangue circulante e têm como função transportar o oxigénio dos pulmões a todas as células do nosso corpo. Por mm3 de sangue existem cerca de 5 a 6 milhões de glóbulos vermelhos. Quando são retirados de uma transfusão sanguínea podem ser conservados até 42 dias a uma temperatura entre os +2ºC e os +6ºC.
Os glóbulos brancos em circulação nos nossos vasos sanguíneos, são células especializadas em defender o organismo contra infecções. Algumas destas células têm a capacidade de produzir anticorpos cuja função é proteger o organismo de novas infecções. Por mm3 de sangue existem cerca de 10 mil glóbulos brancos.
As plaquetas são pequenos corpúsculos celulares que participam na função de coagular o sangue e estancam as hemorragias. As plaquetas aderem umas às outras e formam o rolhão de plaquetas. Por mm3 existem 250 a 350 mil plaquetas. Quando são retiradas de uma transfusão sanguínea podem ser conservadas até 5 dias a uma temperatura controlada entre os +20ºC e os 24ºC, sendo constantemente agitadas.
A fibrina é uma substância que está dissolvida no plasma e dá consistência ao rolhão de plaquetas.
O plasma possui inúmeras substâncias importantes para a nossa saúde. É dele que se retiram, por exemplo, os factores de coagulação que faltam aos hemofílicos. Pode ser armazenado até 2 anos, desde que conservado a temperaturas negativas, abaixo dos -25ºC.
Sem comentários:
Enviar um comentário