sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os Grupos Sanguíneos e o Sistema ABO e Rh

Grupos Sanguíneos
    Os eritrócitos têm uma membrana exterior formada por proteínas, lípidos e açúcares. Alguns elementos desta membrana são muito específicos para todos os eritrócitos de uma determinada pessoa e são herdados de pais para filhos. Estes elementos de estrutura e configuração específica constituem os grupos sanguíneos, que permitem a uma pessoa diferenciar as suas células das de um outro individuo.
   Os grupos sanguíneos organizam-se em diferentes sistemas, que por sua vez são constituídos por diferentes substâncias: glicolípidos e glicoproteínas.
Sistema ABO
   Karl Landsteiner descobriu que os glóbulos vermelhos ou eritrócitos eram diferentes porque tinham substâncias diferentes na sua menbrana. Uns tinham uma substância que se designou A, sendo classificada como grupo A. Outros tinham uma substância diferente que se designou B, sendo classificados como grupo B. Outros tinham as duas substâncias pelo que foram classificados AB. Outros ainda, porque não tinham substância A nem substância B na membrana, foram classificados como grupo O.



   Isto não causaria problemas em caso de transfusão se não existissem anticorpos naturais (que existem sem necessidade de estímulo) no plasma. Assim os indivíduos que têm substância/antigénio A na membrana dos glóbulos vermelhos têm um anticorpo Anti-B no plasma. Os que têm substância/antigénio B têm o anticorpo Anti-A. Os AB como têm as duas substâncias/antigénios na membrana do glóbulo vermelho, não têm anticorpos no plasma. Os do grupo O, não têm substâncias/antigénios na membrana do glóbulo vermelho e têm os dois anticorpos, Anti-A e Anti-B no plasma.
    Este facto determina que glóbulos vermelhos de indivíduos do grupo O possam ser utilizados para todos os outros (porque não têm substâncias/antigénios na membrana) e os indivíduos do grupo AB possam receber glóbulos vermelhos de todos porque não têm anticorpos no plasma.
Sistema Rh
   À semelhança do sistema ABO, também o sistema Rh pode colocar problemas de compatibilidade sanguínea porque, alguns glóbulos vermelhos na sua membrana possuem uma proteína (antigénio D) e por isso se chamam Rh positivos, enquanto que outros não têm esse antigénio e por isso se chamam Rh negativo.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário